HADES
Nome grego para a morada ou região dos mortos, que corresponde ao hebraico Xeol (abismo, ou infernos). O Hades é o lugar onde estão reunidos todos os mortos, com repartições para bons e maus (Mt 12,40; At 2,27; Ap 6,9). O Hades terá fim com a ressurreição dos mortos (Ap 20,14s): os bons irão para junto de Deus e os maus para a geena, ou sofrimento eterno (Mt 25,46; Ap 19,20). Ver Sb 16,13; Br 2,17 e notas.
HASMONEUS
Nome dado à família e à dinastia dos Macabeus (167-63 aC). A origem deste nome é discutida: pode vir do apelido dado por Flávio Josefo ao avô de Matatias, ou do nome de um de seus filhos, Simão.
HEBRON
Antiga cidade de Judá, ao sul de Jerusalém (cf. 2Sm 2,1 e nota). Fundada sete anos antes de Tânis, teria sido habitada pelos gigantes enaquitas (Nm 13,22; Js 11,21-23 e notas). Abraão comprou ali um campo com uma gruta, que se tornou o túmulo dos patriarcas (Gn 23; 25,7-11; 35,27s). Em Hebron estava o santuário patriarcal de Mambré (13,18). Mais tarde Hebron tornou-se cidade de refúgio (Js 20,7); Davi reinou ali durante sete anos, antes de se apoderar de Jerusalém (2Sm 5,4-9).
HERANÇA
No sentido em que nós entendemos a palavra, o israelita herdava a propriedade de seu pai (Lv 25,46). Mas a palavra hebraica "herdar" (nahal ) tem um sentido mais amplo que em português. Israel recebe como herança Canaã, que é propriedade do Senhor (Js 22,19), prometida aos patriarcas (Gn 12,7). Canaã e o povo de Israel são herança de Deus, sem que ele os tenha recebido de outrem (Ex 15,17; Dt 9,26-29). O sacerdócio é a herança da tribo de Levi (Js 18,7). Quanto à legislação sobre a herança, que passa de pais a filhos, ver Nm 27,1-19 e Dt 21,15-17.
No NT, além de seu sentido comum, o termo "herança"assume um novo significado, porque a relação entre Deus e os homens é vista como a existente entre pai e filho. Cristo é o herdeiro de Deus (Hb 1,2) e os cristãos, como filhos de Deus, são "co-herdeiros de Cristo" (Rm 8,17; Gl 3,29). Este direito de herdar, recebido no batismo (1Pd 1,3-5), é garantido pelo Espírito Santo (Tt 3,5-7).
HERESIA
No AT existiam falsos profetas (1Rs 18,19-40; Jr 23,13; 1Rs 22,1-22). Eram os que recomendavam meios humanos e estavam dominados por vícios; eram "cães mudos"perante as injustiças (Is 28,7-22; Jr 14,13-16; 23,9-40; Mq 3,5-11; Sf 3,4; Is 56,10).
No NT aparecem também irmãos que se separam da comunidade levados por doutrinas estranhas a ela (1Jo 2,19; 2Cor 11,1-15; Ap 2,20-23).
Deus permite o aparecimento de hereges para a provação dos fiéis (Mt 24,5; Jo 5,43; 2Tm 2,16-18), que os devem evitar (Dt 13,2-6; Jr 23,16; Mt 7,15s; Rm 16,17; 2Ts 3,14s; 2Tm 3,5; Tt 3,10s; 2Jo 10-11).
HERMON
Montanha de 2.814 m de altura, coberta de neves perpétuas, que forma a parte norte da Palestina. Nela se venerava o deus Hermon (Baal-Hermon).
HERODES
No NT vários personagens levam este nome: Herodes o Grande (73-4 aC), filho do idumeu Antípatro e de Kypros, filha de um rei árabe; foi nomeado rei da Judéia pelos romanos no ano 40 aC. Foi um grande construtor: construiu as cidades helenísticas de Sebaste (antiga Samaria), Cesaréia Marítima, Antipátrida e reconstruiu o Templo. Foi um eficiente administrador, mas muito cruel; por isso, e por ser amigo dos romanos e idumeu, era odiado pelos judeus. Segundo Mt 2,16-18, massacrou os meninos de Belém. Ao morrer, dividiu seu reino entre três de seus filhos: Arquelau, Antipas e Filipe, chamados também Herodes. Ver "Agripa".
HERODÍADES
Filha de Aristóbulo e Berenice, casada com Herodes Filipe, uniu-se ilicitamente com Herodes Antipas. João Batista denunciou esta união e acabou sendo decapitado por causa do ódio de Herodíades (Mt 14,1-12).
HERODIANOS
Gente da corte de Herodes Antipas, adversários de Jesus, ao lado dos fariseus (Mc 3,6; 12,13).
HIPOCRISIA
É o esforço por aparecer como bom, sem o ser verdadeiramente (Mt 6,2-5.16; 22,18; 23,13-15.23-29; 1Pd 2,1).
Paulo censura Pedro pela sua duplicidade de comportamento (Gl 2,13-16).
Jesus chama "hipócrita"ao povo que não conhece os sinais dos tempos (Lc 12,56; 13,15s). O mesmo chama aos fariseus que davam mais importância às tradições humanas que à vontade divina (Mt 15,2-7).
HITITAS (HETEUS)
População não-semita em Canaã (Gn 23,3; Ez 16,3), cuja relação com os hititas da Ásia Menor é obscura. Podem ter emigrado para Canaã, provenientes de alguma parte do império hitita, que conheceu dois períodos de expansão: entre 1750 e 1590 aC e entre 1450 e 1200 aC.
HOLOCAUSTO
É o sacrifício no qual, excetuando a pele (Lv 7,8), a vítima era inteiramente queimada ao fogo, para a glória de Deus, senhor da vida (Ex 29,15-28; Lv 1,3-17; 1Sm 10,8 e nota). No templo oferecia-se diariamente um holocausto pela manhã e outro pela tarde (Ez 46,13-15; Dn 8,11; 11,31). Havia também holocaustos oferecidos por particulares: pela purificação da mulher após o parto (Lv 12,6-8), do leproso curado (14,10-13) e do nazireu (Nm 6,10-12).
HOMICÍDIO
É crime proibido (Gn 4,1-14; 9,6; Ex 20,13; 21,12-14; Dt 32,39; Mt 5,21-26; Ap 21,8). Mas há a legítima defesa (Ex 22,2; Dt 19,11s; Js 10,16-26; 1Sm 15,2s; 1Rs 20,42; Rm 13,3s).
No NT Jesus aponta para uma perfeição maior: evitar as mínimas ofensas que podem ser um primeiro passo para levar ao homicídio (cf. Mt 5,22 e nota). O simples ódio ao irmão já é homicídio (1Jo 3,15).
HONRAR
A Deus (Js 7,19; 1Sm 2,30; Ml 1,6; Jo 5,22s; At 12,23; 1Cor 10,31); a autoridade civil (1Sm 10,24; Rm 13,7; 1Tm 6,1; 1Pd 2,17); a autoridade eclesiástica (Eclo 7,31; Lc 10,16; Rm 13,4s; 1Tm 5,17-19); os pais (Ex 20,12; 21,17; Dt 5,16; 27,16; Eclo 7,27s; Mt 15,4).
HOREB
O monte onde Deus apareceu a Moisés na sarça (Ex 3,1-6), concluiu a aliança com Israel e lhe deu a Lei, é chamado Horeb pelas tradições eloísta e deuteronomista; mas as tradições javista e sacerdotal lhe dão o nome de Sinai. Sobre as tradições ver Introdução ao Pentateuco .
HOSANA
Grito de alegria para saudar a Deus ou ao rei, que significa "salva, ajuda, por favor". Era usado nas festas (Sl 118,25s), como Páscoa e Tabernáculos. Jesus foi saudado com esta aclamação ao entrar triunfalmente em Jerusalém (Mt 21,9.15).
HOSPITALIDADE
Virtude importante no mundo nômade (Gn 18,1-8; 19,1-8; Jz 19,16-24; Nm 35,9-34), um verdadeiro mandamento (Dt 10,18s; Is 58,7; Mt 10,40-42), gesto de caridade cristã (Rm 12,13; 1Tm 3,2; Tt 1,8; Hb 13,2; 1Pd 4,9; 3Jo 5-8).
Havia ritos de acolhida, com oferta de pão e vinho (Gn 14,18-24), ação de lavar os pés (Lc 7,36-46; Jo 13,1-15; 1Tm 5,10).
Acolher o pobre e o pequenino, os apóstolos e a Palavra, é acolher a Cristo (Mt 25,35; Lc 9,1-6.46-48; Gl 4,14; 1Ts 1,6).
Cristo experimentou a hospitalidade humana: em casa de Simão Pedro (Lc 4,38), em Caná (Jo 2,2), em casa de Zaqueu (Lc 19,1-10), em casa de Lázaro, Marta e Maria (Jo 12,2-3; Mt 21,17), em casa de Simão (Mt 26,6-7), em casa dos discípulos de Emaús (Lc 24,29-30). Foi também rejeitado pelo seu povo (Jo 1,11), pelos habitantes de Belém (Lc 2,7), pelos seus conterrâneos (Lc 4,16-29; Mt 13,57s) e pelos samaritanos (Lc 9,53-56).
HUMILDADE
Não se identifica com a falta de caráter. Consiste em ter consciência das próprias limitações, não apropriar-se dos dons, valores, qualidades, reconhecendo que tudo se recebeu de Deus para o serviço de todos os irmãos (Jo 1,16; Lc 18,9-14; Mt 10,8; 1Cor 4,7; Jo 3,27; Tg 1,17; 1Cor 12,25-27).
O orgulho é o vício oposto à humildade. É o pecado do ser humano (Gn 2,17; 3,3-6). É o pecado capital dos pagãos (Is 10,13s; Gn 11,4-8; Sf 2,15).
Antíoco Epífanes encarna o orgulho dos poderosos (1Mc 2,49; 1,54-61). É o Anticristo (Dn 9,27; 11,31; 8,11; 2Ts 2,4; 1Jo 2,18; Ap 12,3s; 13,1-8).
Deus exalta os humildes e rejeita os soberbos (Lc 1,52s; Pr 29,23; 2Sm 22,28; Mt 23,12; Tg 4,6).
A humildade é condição indispensável para receber o Reino de Deus (Mt 18,1-5; 19,13s; 5,5; Sl 37,8-18) e para entender os mistérios do Reino (Mt 11,25; 1Cor 1,26-31).
Cristo, sendo Senhor, fez-se servo para curar o orgulho dos homens (Fl 2,5-11; Mt 20,28; Jo 13,12-16; 2Cor 8,9). Ele é manso e humilde de coração (Mt 11,29). Veja "Cristo, o Servo de Javé".